Divindade Cega II

Fui mulher do homem,
boneca de fetiche,

objeto da sua perversão,
deixei de sê-la para ser gente,
antes de nascerem as asas
e tornar-me peregrina,
uma peregrina veloz
com venta nos pés
e capacete invisível,
antes de encontrar a filosofia,
solitária palidez ,
solidez abstrata,
gelada sabedoria,
antes de furar os meus olhos,
e não servir mais de espelho
para nenhum mortal,
nem objeto de mim mesma.

Voltei-me para dentro
onde não existe reflexo,
só escuridão,
pulsão.

E sem olhos eu ouvi,
ouvi o canto dos monges nos Urais,
senti a paixão dos mortos que é a vida,
a paixão dos vivos que é a morte.

Num rasgo de espada no meu ventre,
tornei-me vida pela primeira vez.


© 2009, Nancy Lix.

Nenhum comentário:

 
© 2008 - 2009 Nancy Lix, Lua em Refração. Todos os direitos reservados. Não reproduzir sem autorização. | Technorati | BlogBlogs.Com.Br